Instruções de lubrificação de cruzetas, luvas e rolamentos

A graxa fornecida na cruzeta serve apenas para manter os roletes em suas posições e evitar oxidação.

Antes de montar a cruzeta é INDISPENSÁVEL lubrificá-la, para isso deve-se retirar as quatro castanhas e aplicar a graxa no corpo da cruzeta até que a mesma saia pelos furos dos braços, isso impede que o interior da cruzeta fique com ar, o que pode interferir no processo de lubrificação.

Na montagem, observar para que os roletes não fiquem caídos no fundo das castanhas.

Após a montagem das castanhas, o conjunto de cruzeta deve ser novamente lubrificado até que a graxa saia dos quatro retentores das castanhas, quando isso ocorrer, o processo de lubrificação estará concluído.

A graxa indicada para lubrificação das cruzetas deve ser à base de Sabão de Lítio, do tipo EP2 (Extrema Pressão).

Esse tipo de graxa é resistente tanto a água quanto às altas temperaturas atingidas pelo eixo cardan durante seu funcionamento.

Intervalos de lubrificação:

  • Em uso urbano: lubrificar a cada 8.000 KM/ 10.000 KM ou 1 mês.
  • Em uso rodoviário: lubrificar a cada 15.000 KM / 18.000 KM ou 3 meses.
  • Em uso severo: lubrificar a cada 15 dias – utilização fora de estrada, canavieiro e madeireiro.

O que é e como funciona o eixo cardan?

Quando o assunto é sobre a movimentação do automóvel, o eixo cardan é destaque. Ele dá mais liberdade de movimento durante a variação de velocidade ao fazer a ligação da força gerada às rodas. A peça é utilizada em veículos com motor dianteiro e tração traseira, caminhões, 4×4, ônibus, tratores, máquinas industriais e até motos.

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